Bárbara, Libera e Maiara na chegada à Blokton Marechal após cinco dias de viagem. Foto: Renyere Trovão

Unidas pela Honda 

Embaixadora da marca convida campeãs brasileiras de Enduro e de Motocross a viverem o sonho de viajar em duas rodas

“A Honda dá asas da liberdade para todos. Basta você querer viver seu sonho”. A frase é da gaúcha Libera Costabeber, 36 anos, embaixadora da marca no Brasil, após estacionar sua moto em frente à concessionária Blokton Marechal, em Curitiba, no último dia 21 de outubro. Ela chegava de mais uma viagem dentre as inúmeras já realizadas sobre duas rodas. 

Foram cinco dias na estrada e 1.500 quilômetros percorridos por três estados. E, ela não estava só. Ao lado, a companhia das amigas e pilotas da Honda Racing, a goiana Bárbara Neves, 22 anos, e a gaúcha Maiara Basso, 26 anos, campeãs brasileiras de Enduro e Motocross, respectivamente. 

O trio fez um rodízio na pilotagem de uma big trail African Twin 1100, uma esportiva NC 750X e uma adventure X-ADV 750. Todas equipadas com o mais novo câmbio automatizado de dupla embreagem DCT, desenvolvido pela Honda. 

O trio de pilotas foram recebidas por Leise Braga (à dir.), gerente da Blokton Marechal.

O passeio teve como propósito incentivar as mulheres a irem atrás dos seus sonhos por meio da paixão por motocicletas. Para isso, as amigas fizeram paradas estratégicas em algumas cidades, e também em concessionárias Honda, conversando com as pessoas sobre a força da mulher em cima de duas rodas.

Na visão de Libera, a presença feminina está crescendo muito no universo das motos. E o intuito da ação, promovida pela Honda do Brasil, foi propagar isso e mostrar que é um ambiente para todo mundo.

“Sei que às vezes o mais difícil é dar o primeiro passo para realizar seu sonho. A gente quer mais mulheres indo atrás de seus sonhos e estamos usando a paixão por motos para fazer com que isso chegue a muito mais pessoas”, destaca a embaixadora, parceira da Honda desde 2019.

Libera conta que o segmento das motocicletas passou a ser muito acolhedor para elas. E cita o exemplo da Honda, como a primeira marca a trazer uma mulher para a sua equipe de competição, a multicampeã Bárbara Neves. “A gente está vendo esse caminho feminino acontecendo”, salienta.

Bárbara (esq), Libera (centro) e Maiara ao lado, respectivamente, da X-ADV 750, NC 750X e African Twin. Foto: Renyere Trovão

Campeã das pistas estreia nas ruas e estradas

Libera e Bárbara já fizeram uma viagem anteriormente, em 2021, porém, era a estreia de Maiara não só na estrada como também nas ruas. Ela sequer possuía carteira de habilitação categoria A quando foi convidada a fazer parte dessa expedição – não há a exigência do documento para competir nas pistas.

“Eu nunca tinha andado em moto de rua. Não possuía habilitação porque o Motocross não exige. Tirei a carteira em um mês e marcamos a viagem assim que a CNH saiu. Só esperaremos as competições minha e da Babi (Bárbara) acabarem”, revela Maiara, que diz ter curtido bastante essa nova experiência.

Maiara Basso, com sua Honda CRF 250R, durante a disputa do Brasileiro de Motocross. Foto: Reprodução/ Instagram

Heptacampeã brasileira de Motocross, seis vezes de Velocross, além de um título no Enduro, a gaúcha de Gentil – região de Passo Fundo – revela que a proposta é totalmente diferente do que estava habituada a fazer, quando acelera e dá saltos no Motocross.  “Me diverti muito com a NC 750X. Talvez pelo fato dela ser mais parecida com a moto que disputo os campeonatos.”

Libera, por sua vez, queria que Maiara entendesse o que é uma vivência no trânsito. De pegar uma moto como a African Twin, de 250 kg, e perceber o quanto ela é segura. “Agora somos três no time. Antes, fazíamos eventos isolados uma da outra. A ideia foi unir forças e mostrar que quando se está em cima de uma moto, a conexão é a mesma, independentemente se gosta de on road, off road, moto esportiva e big trail, ou se usa para trabalhar ou viajar”, enfatiza. 

Recém-habilitada na CNH A, é a primeira vez que Maiara Basso pilota uma African Twin. Foto: Reprodução/ Instagram

Para a embaixadora, também foi gratificante conversar com as pessoas durante o trajeto, seja homem ou mulher, e ouvir delas a seguinte frase: “Poxa, eu também consigo dar conta de viajar em duas rodas. Por que não estou vivendo isso, explorando minha vida de uma forma melhor.”

Pioneira numa equipe de fábrica no Brasil

No bate-papo com os locais durante a viagem, Bárbara Neves sempre fazia questão de mencionar o seu pioneirismo em ser a primeira mulher a competir por uma equipe de fábrica no Brasil. A intenção, inclusive, era reforçar a presença cada vez maior do público feminino no universo duas rodas. Ele pilota pela Honda Racing desde 2019. 

Bárbara Neves e sua Honda CRF 250R numa disputa do Brasileiro de Enduro. Foto: Reprodução/ Instagram

Com muitos títulos brasileiros na bagagem, além de conquistas latino-americanas, a goiana diz que viver novamente uma experiência como essa foi inesquecível. No ano passado, Bárbara foi até o Chuí pilotando uma African Twin. Dessa vez, pode também curtir a NC 750 e a X-ADV 750.

A X-ADV 750 foi uma das motos pilotadas por Bárbara durante a viagem. Foto: Renyere Trovão

“Foi muito bacana testar três motos diferentes e estar neste mundo do motociclismo, onde se faz grandes amizades. Nesta viagem, pude associar trabalho e diversão ao lado das minhas amigas”, relata a piloto de Enduro, que compete com uma Honda CRF 250F no Brasil e uma CRF 250RX fora do país.

De barreado a Oktoberfest

A ação começou na fábrica de Indaiatuba (SP), onde fica o Centro Educacional de Trânsito Honda. Na unidade acontece há mais de duas décadas cursos teóricos e práticos de pilotagem, palestras e eventos direcionados à promoção de um trânsito mais seguro.

Após Maiara e Bárbara conhecerem o projeto, elas seguiram pelo famoso Rastro da Serpente, apelido das rodovias SP-250 e BR-476, que ligam os estados de São Paulo e Paraná. São cerca de 260 km de estrada e mais de 1.200 curvas.


O trio na passagem pelo sinuoso Rastro da Serpente, que liga São Paulo ao Paraná. Foto: Reprodução/ Instagram 

O trio desceu também a turística e sinuosa Serra da Graciosa, chegando a Morretes, para desfrutarem do barreado, tradicional prato do litoral paranaense. Depois seguiram para Itajaí, já em Santa Catarina, e percorreram o encantador Vale Europeu, formado por 17 cidades, de colonização alemã e italiana. Destaque para Blumenau, Pomerode e Timbó.

As motociclistas aproveitaram para curtir um dia de Oktoberfest, a típica festa alemã, que atrai turistas de todo o Brasil nesta época do ano. De lá, aceleraram até Curitiba, com chegada na Honda Blokton. 

As pilotas aproveitaram a viagem para prestigiar a Oktoberfest, em Blumenau, vestidas a caráter. Foto: Reprodução/ Instagram

“Fizemos uma imersão legal. Pudemos aproveitar a Oktoberfest, tomar banhos de cachoeira. Foi uma viagem muito pensada. A gente curtiu e foi uma oportunidade para as meninas propagarem depois o que é uma viagem de moto”, observa Libera.

Segundo a embaixadora, a intenção é fazer dessa iniciativa algo muito maior, com ações em diversas regiões do país. Ela que divulgar para as mulheres que existe uma rede apoio esperando por elas nas concessionárias Honda espalhadas pelo Brasil, caso seja necessário diante de um imprevisto. 

Durante o trajeto, o grupo fez paradas em vários lugares turísticos e encantadores. Foto: Reprodução/ Instagram

“Qualquer pessoa pode fazer esse trajeto. A gente pensou realmente nisso. Não é um percurso pesado. É lindo. É o nosso Brasil que apresenta cada lugar apaixonante e seguro”, diz a gaúcha de Santa Maria.

A motociclista fala que a ideia de visitar as concessionárias é a de se conectar com outras pessoas. Tanto com quem vende o sonho em duas rodas, no caso os funcionários da loja, como quem já é motociclista ou tem vontade de ser.

Embaixadora da Honda, Libera Costabeber busca incentivar a presença feminina no mundo duas rodas. Foto: Renyere Trovão

“A moto nos uniu e a Honda fez com que nossos sonhos virassem realidade. Hoje as nossas melhores amigas são deste universo. Que seja a primeira de muitas, e que cada vez tenhamos mais amigas (os) para nos acompanhar nas aventuras da vida”, finaliza Libera, que diz estar grata de apresentar a Bárbara e Maiara o mundo no qual sempre foi apaixonada, o do mototurismo. 

Para a gerente da concessionária Blokton Marechal, Leise Braga, o trio representa muito bem o mundo Honda, onde as mulheres estão cada vez mais inseridas. 

“Viajaram cinco dias de São Paulo até aqui, passando por Santa Catarina e várias cidades, chegando debaixo de chuva e de sol, ao mesmo tempo, na maior alegria. A gente conseguiu perceber o amor que elas têm por esse mundo do motociclismo. Foi um prazer e uma honra recebê-las”, agradece Leise.

Registro da visita das pilotas ao lado dos colaboradores da Blokton Marechal. Foto: Renyere Trovão

Confira mais informações e imagens desta ação nos perfis do Instagram das pilotas: Libera Costabeber (@liberacostabeber), Bárbara Neves (@barbaraneves116) e Maiara Basso (@maiarabassomx).