Segunda fase do projeto reuniu colaboradores empolgados com o sucesso dos colegas após participarem do primeiro treinamento

O consultor de vendas Isaque Rangel de Oliveira Lima ficou impressionado quando três colegas da Blokton Londrina Higienópolis começaram a explorar as redes sociais de um jeito novo e mais eficiente, que se traduzia em um aumento significativo no volume de vendas de financiamento e consórcio. O trio havia participado da primeira turma do programa #SouBLK, no treinamento ocorrido em agosto, em Curitiba.

Ao notar o efeito imediato no desempenho dos colegas, o consultor não pensou duas vezes e tratou de se inscrever para a segunda fase do programa. Com apenas um ano de experiência na empresa, ele se juntou a outros 28 colaboradores de diferentes localidades do estado para dois dias de imersão sobre marketing digital.

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O encontro foi promovido na capital paranaense nos dias 24 e 25 de outubro, e contou com a apresentação de especialistas da área digital. Os participantes puderam aprimorar e desenvolver habilidades no uso estratégico das redes sociais como canais de atendimento, fechamento de negócios e de evolução no ambiente digital.

“Com as dicas que peguei dos colegas que estiveram na primeira fase, já comecei a alavancar as vendas. De seis cotas de consórcio vendidas no mês, passei a negociar seis na semana. O meio digital tem muito poder para captar clientes”, destacou Isaque Lima, que confia no crescimento ainda maior após o treinamento.

O consultor Isaque Lima (ao centro) durante atividade prática do #souBLK, na Blokton Marechal.
Foto: Renyere Trovão

“Antigamente só fazia postagens simples. Apenas turbinava as publicações, sem me atentar ao foco de público, posicionamento geográfico ou o tipo de conteúdo ideal que o cliente desejava”, observou.

Revolução digital na Blokton

O programa #SouBLK integra a revolução digital que a maior rede de concessionárias de motos do sul do país vem realizando. A marca é uma das pioneiras no Brasil neste tipo de iniciativa, capacitando todo o seu time de funcionários para as novas demandas trazidas pelo Instagram, Facebook e, principalmente, WhatsApp.

Desta forma, um novo profissional emerge dentro das lojas em todo o Paraná: o influencer de vendas, que aos poucos vai ocupando o lugar do então consultor. Dados do Instituto Qualibest de Pesquisa de Mercado revelam que os influenciadores digitais já respondem por 76% da decisão de compra dos consumidores brasileiros.

Os 29 colaboradores que participaram do segundo treinamento, ao lado de gestores e do palestrante João Carlos.
Foto: Divulgação

Na visão do diretor-geral da Blokton, Marcello Macedo, a transformação digital mudou a forma como os clientes vivem a compra. O acesso à internet traz possibilidades que diminui a distância e aumenta o poder crítico de quem está comprando. O executivo ressaltou que a cada dia os clientes já vêm com todo conhecimento adquirido em pesquisas digitais, inclusive de preços, antes de efetuar a compra.

“O cliente antes de se cadastrar ele estuda os modelos, visita sites, inclusive da concorrência, avalia depoimentos e ficam um período analisando todas as possibilidades. E, para vender neste novo cenário, o vendedor da era digital precisa se adaptar ao contexto”, salientou.

Postagens diárias e alcance superior à concorrência

Além de investir na qualificação dos seus colaboradores, a Blokton contratou ferramentas capazes de monitorar o desempenho de cada postagem feita por seus funcionários. Com elas, é possível dar o feedback sobre as estratégias e os conteúdos que melhor estão performando.

Atividade prática do treinamento “Em frente às câmeras”, na loja Marechal, em Curitiba.
Foto: Renyere Trovão

Os primeiros números já revelam o efeito positivo do #SouBLK no dia a dia das lojas. Hoje é possível identificar um volume de 7 a 12 postagens diárias dos consultores, e também uma média de alcance em conteúdo de até 50% superior em relação à concorrência.

Consequentemente, houve um crescimento médio de 15% no número de seguidores nos perfis dos consultores Blokton. E, um aumento em captação de leads pelas redes sociais de 52% após a primeira fase do programa.

“Tivemos uma alta significativa na quantidade de vídeos produzidos para as redes sociais. Algo em torno de 60% acima das imagens estáticas”, comemorou Adriana Amorim, supervisora de Marketing da BLK.

A supervisora de Marketing, Adriana Amorim, comemora os bons resultados do programa #souBLK.
Foto: Divulgação

Após o lançamento do programa, as equipes passaram a ficar mais atentas com as atividades digitais, explica a executiva. Os conteúdos estão mais criativos, promovendo mais interação com os clientes.

“Nas entregas das motos, há o cuidado de marcar o perfil do cliente e da Blokton oficial. Os vídeos ganharam trilhas sonoras, o que prendem a atenção do público, aumentando engajamento e menções. Há também mais vídeos promovendo as motos”, afirmou.

A supervisora explica que o programa prevê ainda a revisão de todos perfis junto com as equipes da nova ferramenta e do time de marketing da Blokton. Depois, será feito o acompanhamento de criações de campanhas, impulsionamentos e atendimento dos leads que chegam via redes sociais

“Todo esse processo facilitará para o vendedor que atualmente encontra dificuldade em fazer gestão das redes sociais. Ele terá agilidade e tempo para focar nos clientes e, consequentemente, concluir mais vendas”, frisou. 

Crescimento das vendas digitais

As plataformas digitais representam cerca de 70% do atendimento nas lojas Blokton. Desse total, 58% dos clientes em 2023 fizeram negócios de maneira virtual. O índice é de outubro e já está acima dos 52% verificados em julho, mês anterior ao primeiro treinamento do #souBLK.

O diretor de Operações, Rudney Doscher, durante palestra de abertura do evento em Curitiba.
Foto: Renyere Trovão

Esse é um reflexo da qualificação dos colaboradores que passaram pela primeira turma e puderam colocar em prática o conhecimento absorvido, além de replicar para os colegas de suas respectivas lojas.

“As conversas que tive com as equipes após a primeira fase do programa revelaram um ganho de conhecimento fantástico. Além disso, abriu muito a abrangência deles nas mídias tradicionais, o que antes era muito limitado. Hoje eles trabalham com outras plataformas, além do Instagram e Facebook. Já usam YouTube, Tik Tok e, principalmente, o WhatsApp”, enfatizou Rudney Doscher, diretor de Operações da Blokton.

Existem casos de consultores que evoluíram rapidamente, entre 40% a 50% na quantidade de vendas, e outros que estão crescendo gradativamente. “Todos estão comprometidos em utilizar o que foi recebido de informações para ampliar o volume de vendas”, diz.

De acordo com Rudney, o principal indicativo do melhor aproveitamento das redes sociais é o crescimento no número de leads (oportunidade de negócio que gerou informações de contato, como nome e e-mail).

O palestrante Rodrigo Sampaio durante a apresentação no primeiro dia de treinamento.
Foto: Renyere Trovão

Para Marcello Macedo, o vendedor na era digital precisa estar centrado no cliente, ganhando confiança e se diferenciando, principalmente, na agilidade do atendimento. “Podemos dizer que é importante ter uma abordagem mais consultiva, personalizar a experiência, manusear as ferramentas de gestão de leads que são fundamentais para conseguir agilidade e produtividades nos processos de atendimentos”, avalia.

E o resultado de todo esse investimento também pode ser medido pela projeção da Blokton para o segundo semestre: alta de 10% nas vendas comparada ao primeiro semestre. “Já tivemos casos de o consultor nem sequer conhecer o cliente pessoalmente. O consumidor fez a compra via digital e recebeu o bem em casa, sem passar pela loja. Com o programa #SouBLK, o vendedor sai do treinamento sabendo realizar a propaganda e divulgação de maneira correta e eficaz”,  contou Rudney Doscher.

Desafio da rotina e conscientização

A gerente da Blokton Marechal, Leise Braga, fala com os participantes do #souBLK.
Foto: Renyere Trovão

Apesar do ganho perceptível na maioria das concessionárias da rede Blokton, os colaboradores ainda enfrentam o desafio de alinhar a produção de conteúdo com a sua rotina de trabalho. E, principalmente, de ter consciência sobre a importância dessa “virada digital”, que ocorreu com mais força na pandemia e que veio para ficar.

“Muitos ainda vivem como antes por falta de conhecimento ou limitações mesmo. Ainda não haviam entrado de cabeça no mundo digital. O programa #SouBLK veio para dar esse suporte e trazer uma maneira mais profissional de realizar as publicações”, analisou Leise Braga, gerente da Blokton Marechal, em Curitiba.

A consultora Priscilla Cerqueira de Souza Garcia, da Honda Blokton Paranavaí, é uma que teve a mente aberta após acompanhar os dois dias de treinamento. Há quase oito anos na empresa, ela confessa que não explorava comercialmente as redes sociais, a ponto, inclusive, de não ter uma conta profissional, só particular.

Priscilla Cerqueira, consultora da Blokton Paranavaí, ao lado da colega Rosália Lima, da Blokton Maringá.
Foto: Renyere Trovão

“Agora já fiz o meu perfil profissional. É o melhor treinamento que participei. Colegas falaram sobre isso aqui, mas eu não imaginava que era algo tão grandioso e profundo”, comentou Priscilla logo após assistir à palestra “Vendedor Online”, ministrada por João Carlos Silva, ex-vendedor Honda e hoje sócio da Alcance Treinamento de Vendas.

Ela revelou que não tinha a intenção de participar dessa turma, mas mudou de ideia depois de ouvir a explicação da gerente Fabiana Magalhães e ver seu colega de loja crescer nos meios digitais – ambos estavam no primeiro grupo.

Rosália Lima, da Blokton Maringá, filial Pedro Taques, é uma vendedora externa que passou a ficar mais tempo na loja com o uso dos canais digitais. Ela admitiu que saiu do treinamento com muito mais confiança, em especial pela energia transmitida por Rodrigo Sampaio, sócio da agência Hands e palestrante do primeiro dia.

Rosalia Lima, consultora em Maringá, no showroom da Blokton Marechal durante o #souBLK.
Foto: Renyere Trovão

“Você sai com outro pensamento. Estou há um ano e é o segundo treinamento que realizei. Nunca tive nada igual em outras empresas que trabalhei. Tudo que aprendi irá agregar no meu dia a dia, na minha vida. Só depende de mim agora”, enfatiza.

Treinamento impacta de veteranos a novos

Mesmo os mais antigos na Blokton, com uma carteira de clientes já estabelecida, enxergam no #SouBLK a oportunidade de se atualizar com as novas ferramentas de atendimento. É o caso de Luís Carlos Pinto da Silva, da Blokton Maringá Matriz, que é funcionário desde o surgimento da BLK, há 27 anos.

O consultor se diz um principiante no mundo digital, sem as mesmas habilidades da geração mais nova, que já nasceu com um celular na mão. No entanto, o que não falta é força de vontade e dedicação para sempre aprender. 

Funcionário desde o surgimento da BLK, Luiz Carlos diz que o treinamento ajudará a desenvolver habilidades com as mídias.
Foto: Renyere Trovão

“Eu já tinha feito a inscrição na primeira turma, mas acabei ficando para a segunda. Eu sempre tive vontade de ter a mesma desenvoltura dos jovens com as redes sociais, aproveitando o meu entusiasmo e a vontade de fazer. Foi um grande aprendizado, saber me portar diante da câmera, fazer um vídeo, impulsionar a publicação. Será um divisor de águas no meu trabalho”, ressaltou Luiz Carlos, agradecendo a empresa por dar a ele essa oportunidade.

Até mesmo os mais novos, com um certo domínio das mídias, saíram da imersão vislumbrados com as inúmeras possibilidades que se apresentam a partir dos novos conhecimentos. Diogo Petri Guerini, colega de Luiz Carlos em Maringá, já realizava 90% das suas vendas no ambiente virtual. No entanto, ele admitiu que deixava de lado algumas das ferramentas que conhecia, mas com o programa percebeu a importância delas.

“Passarei a usar mais essas ferramentas, praticar mais no dia a dia. Por exemplo, eu não sabia programar anúncios e direcionar para determinados públicos. Achei bem bacana gravar vídeos. Eu tinha uma certa timidez de gravar olhando para a câmera. O treinamento abriu mil vezes a minha cabeça”, contou.

Campeão de conversão de leads, Diego Petri exibe o troféu que recebeu de prêmio da BLK.
Foto: Arquivo pessoal

Para o consultor, um dos problemas que refletia nas vendas era a falta de conversão dos leads. Muitas oportunidades acabavam se perdendo. O sistema CRM (Customer Relationship Management), implantado pela Blokton recentemente, tem ajudado a centralizar as principais informações sobre seus clientes.

“Com o treinamento acredito que vamos melhorar bastante nesse sentido, já que muitos ainda não tinham incorporado essa ideia da venda digital”, afirmou Diego Petri, que em agosto passado recebeu um troféu da empresa como prêmio por ser o vendedor com maior conversão de leads da rede.