O uso de capacete ao pilotar uma moto é obrigatório, sujeito à multa em caso de descumprimento.

Com que capacete eu vou?

Honda Blokton oferece modelos para todo o estilo de motociclista e finalidade de uso da moto

Além de ser equipamento de uso obrigatório, o capacete pode traduzir a personalidade do motociclista. Por isso, é encontrado numa variedade de estilos, formatos e visuais. Mas é importante ficar atento às características de cada modelo para fazer a escolha certa, lembrando sempre de privilegiar a resistência, a segurança e o conforto.

Na Honda, o usuário de moto consegue explorar novos caminhos e curtir sua liberdade com proteção, unindo o melhor da tecnologia com toda a qualidade da marca líder de vendas no mercado de duas rodas.

Há capacetes para diferentes usos e finalidade. Vamos mostrar quais são com a ajuda da Letícia Fernanda, consultora da área de acessórios da Honda Blokton Maringá.

O equipamento é fabricado com materiais que variam do plástico injetado ao Kevlar. Veja os tipos:

ABERTO


O modelo aberto é mais leve e confortável, ideal para motos de baixa cilindrada.

Indicação: scooter e motoneta.

É conhecido também como “Jet”, pois lembra os capacetes de pilotos de caças da aeronáutica. São bem leves e confortáveis.

Segundo Letícia Fernanda, tem nível baixo de proteção. Oferece segurança da testa até as têmporas e início do pescoço. Por não terem a queixeira, a face e a mandíbula ficam mais expostas em caso de queda.

Porém, a indicação para uso em motos mais leves se dá pela chance menor de se envolver em acidentes graves, devido a velocidade controlada.

No dia-a-dia, garante excelente ventilação e não dificulta a respiração.

 

FECHADO

Garante a máxima segurança, pois cobre desde o queixo até a nuca, para que a cabeça fique totalmente protegida.

Indicação: todos os tipos de motos.

É chamado de capacete integral, pois cobre desde o queixo até a nuca, para que a cabeça fique totalmente protegida. É o tipo mais utilizado, com as opções de preços mais acessíveis também.

Letícia Fernanda afirma que o nível de proteção é alto, tanto para o motociclista quanto para a garupa.


A linha Honda Store, na Blokton, tem estilos personalizados para se destacar em meio ao trânsito.

Atente aos modelos que oferecem conforto, com boa ventilação e uma forração antialérgica. Boa parte dos modelos fechados tem viseira. É há algumas variações, confira:

 

Capacete misto

Indicação: todos os tipos de motos.

Combina os dois anteriores. Basicamente, possui uma queixeira removível, de acordo com a escolha do usuário.

 

Escamoteável


Design aerodinâmico e moderno, ideal para o motociclista mais arrojado que busca segurança e conforto sem abrir mão do design.

Indicação: Custom.

Também chamado de modular, vem com um mecanismo que permite levantar a parte frontal, expondo a face do motociclista.

É o modelo preferido dos motoboys e forças policiais, uma vez que dá agilidade para abrir o capacete sem precisar retirá-lo por completo.

De acordo com Letícia Fernanda, oferece um nível médio de proteção e o estilo combina com usuário de motos custom.

Cuidado: é proibido trafegar com o capacete escamoteável aberto. A infração é similar a conduzir a moto com a viseira aberta.

Cross

Versão cross tem pala e pode vir sem viseira, com a obrigatoriedade do uso de óculos de proteção.

Indicação: motos de trilha e off road.

Capacete integral que está na cabeça, principalmente, de quem faz práticas off road, como motocross, rali e trilhas.

O nível de proteção é alto, diz Letícia Fernanda. Exibe design esportivo, com entradas de ar mais destacadas, pala para proteger do sol e com ou sem viseira (neste caso o uso de óculos de proteção é obrigatório).

 

Vintage

Há a opção do modelo aberto, que é indicado para quem curte a sensação de liberdade enquanto está sob duas rodas.

Indicação: todos os tipos de motos.

Ideal para quem não abre mão do estilo. Podem ser fechados ou abertos, com pala e sem viseira, exigindo o uso de óculos.

Há a opção aberta com viseira tipo bolha, que aumenta o toque de personalidade e ainda protege melhor o motociclista em uma viagem de moto, por exemplo.

Proteção com a qualidade Honda

Independentemente do estilo, o capacete deve ser resistente e capaz de absorver impactos. Portanto, a certificação dada pelo Inmetro é indispensável. Ela garante a qualidade do casco, viseira, cinta jugular e forração interna.

“A linha Honda possui materiais de primeira qualidade que absorvem a energia do impacto e conferem maior rigidez. Dará a proteção que o motociclista precisa, amortecendo o golpe em um único ponto”, explica a consultora da Blokton.

Além disso, os modelos fechados da Honda oferecem ventilação na parte inferior, garantindo frescor em todos os momentos e permitindo respirar com tranquilidade e evitar que a viseira fique embaçada.


A linha da Honda Store oferece todo o tipo de capacete para quem busca curtir sua liberdade com proteção.

Letícia Fernanda lembra da necessidade do uso do capacete adequado e no tamanho correto para ajudar a diminuir as lesões durante um impacto. “É fundamental manter sempre a jugular fechada e utilizar o capacete de acordo com o seu tamanho que fique justo na cabeça”, salienta.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o uso do capacete corretamente, no tamanho e nas características, diminui lesões graves na cabeça em até 70%, além de reduzir a taxa de mortes em acidentes envolvendo motos em até 40%.

Em geral, a validade de um capacete é de 3 anos. Por tanto, é ideal trocar o equipamento dentro desse prazo. Além disso, caso tenha sofrido um acidente, onde o capacete sofreu algum tipo de rachadura no casco, é importante que haja a troca. “

“Mesmo que seja uma fissura pequena, ela compromete a integridade e resistência da estrutura, inutilizando o equipamento”, observa Letícia.

 

Fotos: Honda/ Divulgação