Série Blokton Paraná: Londrina

Inaugurada em 1998, a loja matriz está sempre mudando para melhor, sem sair da Av. Tiradentes

No segundo semestre de 2023 a Honda Blokton da Avenida Tiradentes, em Londrina, vai mudar de lugar pela terceira vez em sua trajetória de 25 anos. E assim como aconteceu na primeira, em meados de 2005, a matriz londrinense vai em busca de um espaço maior para atender um mercado que não para de crescer.

Sempre pensando no bem-estar e na comodidade de seus clientes, a loja terá áreas mais amplas, com ambientes organizados conforme o novo conceito da Honda, que gradativamente será implementado em toda a rede.

Detalhe é que o futuro ponto ficará distante apenas 500 metros do atual, bem em frente ao Shopping Contour. E, ainda contará com mais vagas de estacionamento.

É mais um movimento estratégico da Blokton da Av. Tiradentes, que é uma referência para a região em vendas de motos e oferta de serviços. Por isso, foi a escolhida como a segunda loja do grupo a ser homenageada na Série Blokton Paraná. A primeira foi a Blokton Maringá e a próxima será a Blokton Londrina Higienópolis.

Legenda: Fachada da atual loja da Blokton na Av. Tiradentes, em Londrina.

Ponto estratégico na Tiradentes

Em operação desde 2017 no atual endereço, o estabelecimento desfruta de uma ótima localização e permite uma interação fluída entre os departamentos, por ficarem mais próximos uns dos outros.

“A equipe se mantém estruturada já tem um bom tempo. Todos falando a mesma língua. Com isso o trabalha se desenvolve melhor”, ressalta Thiago Souza, consultor de vendas há 11 anos na loja.

A Blokton sempre esteve ao longo da Av. Tiradentes, uma via importante de Londrina. É a principal rota de acesso para Cambé – município que se destaca na região metropolitana -; para o Parque Ney Braga; e a outros bairros mais distantes do Centro.

“A loja da Tiradentes consegue facilitar o acesso da população da região Noroeste da cidade, que concentra bastante empresas e toda a população da região de Cinco Conjuntos, Cambé e Jardim Bandeirantes”, enfatiza Marcello Macedo, diretor-geral da BLK.

Na opinião dele, a região de Londrina é uma das principais do estado, com uma produção agrícola muito forte e com a produção industrial em crescimento.

Estreia da Biz e reinado da CG 125 Titan

A história na Tiradentes começou em 1998. Há época, a filial da terra do café funcionava com 14 colaboradores, para atender uma cidade com quase 427 mil habitantes e 64 anos de existência (hoje tem 588 mil moradores e fará 89 anos em dezembro).

Foi um ano em que a internet começava a dar os primeiros passos rápidos com a chegada do sistema operacional Windows 98 e a estreia do serviço de buscas Google. O mundo digital apresentava o MP3 Player e a música nacional perdia Tim Maia e Leandro, da dupla sertaneja com o irmão Leonardo. No futebol, o Brasil deixava escapar o penta da Copa do Mundo com a derrota na final para a França e a surpreendente convulsão de Ronaldo Fenômeno horas antes da decisão.

Em 1998, a Honda Biz iniciava sua trajetória de sucesso no país e conquistava o público por ser uma alternativa atraente para clientes iniciantes, pela posição de pilotar mais confortável e a menor altura do assento em relação ao solo. Quem reinava no showroom da Blokton Londrina e no mercado brasileiro era a CG 125 Titan, nome que se mantém até hoje, agora na CG 160. A qualidade dela era tamanha que foi exportada para Portugal, França e Inglaterra.

Legenda: A Blokton Tiradentes vende em média 85 unidades ao mês entre zero km e seminovas.

Espaço e crise forçaram mudanças

O primeiro endereço durou até 2005, quando a BLK seguiu para o número 1.919, uma loja com mais de 1.500 metros quadrados e grande estrutura para comportar o estoque de motocicletas e também todos os departamentos (administrativo, pós-vendas e vendas).

“Na ocasião, a regional de Londrina chegava a vender acima de 300 motocicletas por mês”, lembra Antonio Marcos Grigonis, gerente das lojas de Londrina, Ibiporã e Sertanópolis e com 15 anos de casa. Naquele período o mercado de motos crescia acima mais de 30% ao ano.

No entanto, ele recorda que o ponto tinha mais dificuldade de fluxo de clientes por se situar numa parte da avenida mais afastada dos locais de comércio de maior movimento, além do acesso mais distante.

No fim de 2008 veio a crise internacional que prejudicou as vendas e restringiu as concessões de crédito – 70% das vendas de motos eram via financiamento bancário.

“Com o passar do tempo, a queda no volume de vendas e, consequentemente, da margem de lucro, combinados com o aumento dos custos fixos [aluguel, energia e manutenções], tornou inviável a permanência no local”, conta Grigonis.

Legenda: Antonio Grigonis, gerente da regional de Londrina, que engloba ainda Ibiporã e Sertanópolis.

A alternativa foi seguir em 2017 para o número 1.150, ocupando o espaço de uma revenda de carros. De acordo com o gerente, a empresa está sempre atenta às novidades do mercado, em busca de melhorar suas estruturas, seus processos e o atendimento aos consumidores. Um exemplo, cita ele, é a utilização de novas ferramentas, buscando a inovação a cada dia, e a valorizando os funcionários

Atualmente a loja da Tiradentes conta com 28 colaboradores e comercializa ao mês uma média de 85 unidades, entre zero km e seminova, e de 60 cotas de consórcio. Muitas dessas negociações são voltadas para fins de trabalho.

“A cidade de Londrina possui muita prestação de serviço. Isto é, muitas pessoas utilizam a motocicleta como fonte de renda”, salienta, citando ainda outra boa parte dos clientes busca na moto um meio mais rápido e econômico de deslocamento para trabalho. “A linha CG 160, nas versões Start e Titan, além da Biz 125, são as mais procuradas.”

Já na visão do diretor Marcello Macedo, apesar dos investimentos recentes, o transporte público em Londrina ainda é precário, o que torna o uso da motocicleta muito importante para a região. “Para nós é muito gratificante poder contribuir para uma melhor mobilidade da população londrinense”, observa.

Legenda: Oficina da BLK Tiradentes tem diversos boxes para revisão da moto e serviços rápidos no Box Expresso.

“Até o cachorro da rua conhece a BLK”

Na verdade, não só a mobilidade dos londrinenses, como a de muitas cidades da região. O consultor Thiago Souza conta que há, por exemplo, um trabalho desenvolvido numa pequena cidade próxima, chamada Alvorada do Sul.

“Lá até os cachorros da rua nos conhecem e almoçar na casa dos clientes é algo comum”, brinca, para enfatizar a confiança e o reconhecimento que as pessoas de Alvorada têm pela BLK.   

“Quando você ganha a confiança, você ganha amigos. É uma satisfação realizar o sonho de um cliente, de ver a felicidade no rosto dele [ao comprar uma moto]”, destaca Souza, que também pode concretizar seus desejos graças à empresa.

“Pude conhecer a Jamaica, meu primeiro carimbo no passaporte, depois de uma campanha nacional desenvolvida pela Honda. Também tive a oportunidade de fazer um cruzeiro e visitar vários resorts no Brasil.”

Legenda: O consultor de vendas Thiago Souza está na BLK Tiradentes há 11 anos.

 Blokton é parceria da cidade

Com 25 anos de atuação em Londrina, a Blokton Tiradentes tem uma presença marcante e parceira no município. Algumas ações promovidas pela regional são bem conhecidas da população, como a blitz educativa em ruas importantes durante o movimento Maio Amarelo.

A iniciativa tem apoio de órgãos locais e visa disseminar boas práticas no trânsito, pilotagem segura e cuidados necessários com a manutenção das motocicletas. A BLK oferece uma inspeção gratuita em vários itens do veículo.

A loja também se mobiliza para a arrecadação e doação de presentes durante datas especiais, como Dia das Crianças, Natal, além da campanha do agasalho, no inverno.

Há ainda frequentes campanhas promocionais para facilitar a compra da moto, como o Festival do Consórcio, realizado mensalmente; o feirão de seminovas; e o Vale Ducha para motociclistas, distribuídos no varejo.