Lances no consórcio de motocicletas: como funciona o resgate do bem nessa modalidade?

Os lances são um dos caminhos possíveis para quem quer levar uma motocicleta nova para casa gastando menos.


 

Lances são oportunidade de levar a motocicleta pra casa mais cedo.


O consórcio é uma das formas mais vantajosas de adquirir uma motocicleta. Sem juros e nem burocracia, a modalidade vem se tornando uma das preferidas de quem está pensando em comprar um veículo melhor para trabalhar.

Uma das possibilidades de sair pilotando com mais agilidade e segurança por aí, antes mesmo de acabar de pagar as parcelas, é o sistema de lances, definido em contrato. Embora seja um caminho muito vantajoso, a lógica dessa dinâmica ainda deixa muita gente em dúvida.

Quer saber como funcionam os lances em um consórcio? A Blokton, concessionária e revendedora líder em motos Honda no Paraná, explica agora tudo o que você precisa saber!

 

O que são os lances?

Os lances do consórcio são inspirados no funcionamento de um leilão tradicional. Todos os meses, cada integrante do grupo pode optar por oferecer um valor extra, além da parcela. Quem for contemplado pelas regras definidas no contrato, vence. Na maior parte dos casos, leva a motocicleta para casa quem der o lance mais alto.

Na Blokton, por exemplo, existem dois tipos de lance. O primeiro deles é o lance fixo, que, como o nome sugere, deve ser feito com um valor fechado. Todos os interessados oferecem um montante equivalente a 15% do preço total da motocicleta.

Quem oferta no lance fixo recebe um número. Em seguida, é realizado um sorteio entre os participantes que pagaram a parcela até o vencimento. Os participantes concorrem com o número de sua cota, que já faz parte da identificação do consórcio do cliente desde sua aquisição. O critério de contemplação do lance fixo é por aproximação da cota.

O segundo tipo é o lance livre, mais parecido com um leilão clássico: quem oferecer o maior valor é contemplado. Nessa categoria, existem opções de grupos em andamento em que o lance é mais baixo que grupos novos. O lance mínimo é de 10%.

 Na Blokton também existe a possibilidade de aceitar uma moto seminova como lance de consórcio. Para isso, é preciso entrar em contato com um consultor com antecedência e discutir a possibilidade.

A motocicleta oferecida é avaliada e se estiver dentro das políticas de compra da concessionária, entra como lance na próxima assembleia.

Essa modalidade de lance transforma o Consórcio Honda na melhor opção para quem já é motociclista e deseja apenas trocar de veículo, ou até mesmo adquirir uma moto de alta cilindrada gastando muito menos.

 

Como ofertar um lance no consórcio?

Para alinhar e decidir questões que interessam a todos os cotistas, os grupos de consórcio se encontram em assembleias. São nessas reuniões que os lances devem ser ofertados.

A Blokton também é comprometida com a praticidade e a tecnologia. Por isso, há um aplicativo para que todos os participantes de grupos possam oferecer seus lances pelo celular, antes mesmo da data da assembleia.

 

Apenas um lance é contemplado mensalmente?

Depende do contrato. O Consórcio Honda é considerado o maior do país justamente por oferecer dezenas de oportunidades mensais. Em alguns grupos da concessionária, são até 26 contemplados por mês!

 

Dei um lance e não fui contemplado. Perdi o dinheiro?

Não! O lance só precisa ser pago se o cotista for contemplado. Caso contrário, o percentual oferecido não é cobrado.

Já para quem der lances vencedores, o valor pode ser utilizado para reduzir o valor da parcela ou abater a quantidade de parcelas e, na Blokton, pode ser parcelado no cartão de crédito.

Deu para ver que é vantajoso, né? O que você está esperando para mudar de vida?

 Clique aqui e tire suas dúvidas sobre o consórcio de motos agora mesmo!