Evento de apresentação ao público do modelo trail foi um sucesso, com a presença de centenas de pessoas nas lojas BLK pelo Paraná

A volta de um nome icônico merecia uma apresentação em grande estilo! E foi o que se viu nas lojas da Honda Blokton no último dia 27 de janeiro. A maior rede de concessionárias de motos do Paraná promoveu o Sahara Day, evento de lançamento da nova Sahara 300, uma das novidades mais aguardadas do mercado de duas rodas nos últimos tempos. A linha está disponível nas configurações Standard, Adventure e Rally.

O modelo brilhou no showroom das lojas de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Paranavaí. Centenas de pessoas, entre interessados e curiosos, foram conhecer a nova trail, substituta da XRE 300, que se despediu como uma das campeãs de vendas da Honda no Brasil.


A Sahara 300 no showroom da Blokton Marechal, em Curitiba. Foto: Renyere Trovão

A Sahara 300 se destacou em meio a um cenário com apelo aventureiro, especialmente preparado para a estreia ao público. Na Blokton Marechal, em Curitiba, houve um toque especial: a presença de uma NX 350 Sahara dos anos 1990. 

O modelo do passado serviu de inspiração à nova Sahara. A Honda buscou valorizar o conceito da moto de uso misto na faixa de 300 cilindradas. Ou seja, um modelo versátil e confortável para rodar tanto na cidade quanto em aventuras no asfalto ou na terra.

Bate e volta com muito conforto


Emerson Marcos após o test ride com a a Sahara 300 Adventure, com a sua CB 500 X ao fundo. Foto: Renyere Trovão

Foi essa versatilidade que motivou Emerson Marcos da Silva a prestigiar o Sahara Day. Ele estava ansioso para realizar o test ride. Adepto de viagens bate e volta nos fins de semana, o motociclista percorre muito trechos em estradas de chão, com pedras e buracos, em cima de uma Honda CB 500 X.

Apesar do seu crossover ter um pé no fora de estrada, Emerson quis conhecer a Sahara de perto, de olho num modelo mais adequado para terrenos hostis. 

“Não me importo em subir ou descer cilindrada. O importante é ter qualidade. Na 500 X, em alguns obstáculos em estradas de chão, você precisa levantar muito para evitar o solavanco mais forte”, salientou.

O painel de instrumentos completo recebeu elogios do motociclista Emerson Marcos após o test ride. Foto: Renyere Trovão

Situação que acredita não acontecer com a Sahara. Após voltar da experiência de pilotagem, o motociclista resumiu que gostou muito da novidade, especialmente da suspensão macia e do quadro mais robusto, o mesmo da CRF 250F, modelo campeão por quatro anos consecutivos do Rally dos Sertões.

“O motor mais elástico, a embreagem deslizante, que diminui os efeitos da frenagem do propulsor em desaceleração, e as seis velocidades também me agradaram bastante. Assim como o painel de instrumentos bem completo”, disse o ex-proprietário de uma XRE 300, afirmando que a evolução foi bem nítida em relação ao exemplar que saiu de linha.

É ainda mais bonita ao vivo

A boa altura do solo favoreceu a escolha de João Henrique pelo Sahara 300. Foto: Renyere Trovão

A combinação da posição elevada de pilotagem com o motor empolgante, derivado da nova CB 300 Twister, conquistou João Henrique Osório dos Santos. Com sua altura de 1,90 m, ele elogiou a ergonomia do modelo durante o test ride. Agora, João mal pode esperar para dar o lance e ser contemplado no consórcio que adquiriu recentemente.

"Embora tenha pesquisado online anteriormente, ver a moto ao vivo é ainda mais impressionante. A versão Rally, em vermelho, foi a que mais me atraiu. Juntei o dinheiro para fazer um lance substancial e estou disposto a garantir a moto na primeira assembleia que participar", destacou o cliente da Blokton Marechal, que planeja utilizar o veículo para explorar cachoeiras e fazer visitas regulares ao sítio da família no Vale da Ribeira.

Primeiros compradores da Blokton

Subindo de categoria: Thiago Zanatra trocou a CG 160 pela Sahara 300. Foto: Renyere Trovão

A procura pela Sahara 300 tem sido intensa, e alguns clientes tiveram a oportunidade de assegurar a novidade antes mesmo da apresentação oficial.

Thiago Henrique Zanata foi o primeiro a entrar na lista de compradores externos na rede BLK. Pela primeira vez ele vai estacionar um modelo de 300 cc na sua garagem, substituindo uma CG 160 Start, vendida ao irmão. O cliente revelou que seu sonho era ter a XRE 300, mas ao saber que a Sahara seria lançada em seu lugar, decidiu aguardar pela chegada.

"Me atraiu a tecnologia, a suspensão firme e as melhorias em comparação com a XRE. Pretendo usá-la diariamente para ir ao trabalho e também fazer algumas viagens no futuro", observou o morador de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

Já a primeira Sahara 300 a ser faturada pela BLK teve como destino o consultor de vendas da loja Marechal, Cristiano Rodrigues. O colaborador é o proprietário da versão Rally em exposição no Sahara Day, que chamava a atenção não apenas pela cor vermelha, mas também pelos inúmeros acessórios.

Cristiano levou a família ao Sahara Day e registrou uma foto com a sua versão Rally recheada de acessórios. Foto: Renyere Trovão

"Ficou uma mini Africa Twin. Só falta colocar a faixa lateral", brincou. O vendedor explicou que, assim que a Honda anunciou a novidade, percebeu nas especificações que ela oferecia o que faltava na XRE 300. Sem hesitar, comprou a moto ainda em dezembro de 2023.

"O grande diferencial foi a sexta marcha, que tornou a condução mais suave. O motor proporciona um pouco mais de torque, e o visual trail é interessante. Gosto muito de pegar estrada de chão e explorar morros", comentou Cristiano, que repassou sua scooter ADV 150 para a esposa. "Agora, já podemos deixar o carro em casa."

Sahara Day foi um sucesso

Rudney Doscher, diretor de Operações da BLK, entre a NX 350 Sahara de 1998 e a recém-lançada Sahara 300. Foto: Renyere Trovão

O sucesso do Sahara Day apenas confirmou as expectativas da Honda Blokton de que a nova moto manterá o legado de sucesso de sua antecessora, a XRE. Segundo Rudney Doscher, diretor de Operação BLK, a Sahara 300 atrairá tanto usuários da XRE 190, que buscavam um modelo mais potente, quanto da XRE 300, que desejam uma proposta mais atualizada.

"O design da Sahara é mais limpo e robusto em comparação com o da XRE, algo que também está em sintonia com as preferências do consumidor brasileiro. Além disso, oferece um amplo pacote de tecnologia", destaca..

A respeito do evento de lançamento, Leise Braga, gerente da Blokton Marechal, disse que superou as expectativas. Ela pontua que a presença de pessoas foi muito maior do que se imaginava e, assim, pode constatar o quanto a Sahara é uma moto icônica.

A gerente da Blokton Marechal, Leise Braga, comemorou o sucesso do evento de estreia da Sahara 300. Foto: Renyere Trovão

"É um moto que está na mente de todos os apaixonados por modelos aventureiros. Ela é super desejada. A participação de um exemplar de 1998 da Sahara trouxe ainda mais brilho, com alguns visitantes compartilhando histórias sobre possuir a antiga versão.”

A gerente comentou ainda que a Sahara 300 representa uma evolução completa em relação à XRE 300 e, portanto, incentiva a realização de um test ride para experimentar a novidade de perto.

Sahara Day em outras lojas BLK

A Blokton Paranavaí também participou do Sahara Day, com a novidade brilhando no cenário aventureiro. Foto: Divulgação

O Sahara Day também esteve presente nas principais praças da rede Blokton no Paraná. Os clientes das regionais de Londrina, Maringá, Cascavel e Paranavaí puderam conferir de perto todos os detalhes e sair das lojas acelerando a novidade. 

“O Sahara Day foi um dos lançamentos com maior fluxo de loja que já vi na Blokton Paranavaí. Clientes chegando para fazer o test ride assim que abrimos a concessionária. Foi um sucesso”, destacou Fabiana Magalhães, gerente regional da Blokton Paranavaí.

O time da regional de Londrina durante o Sahara Day, no dia 27 de janeiro. Foto: Divulgação

O gerente regional de Londrina, Antonio Grigonis, também afirmou que o evento foi muito positivo. “Foi possível proporcionar para os nossos clientes uma nova experiência através das realização dos test ride”, destacou.