Série Blokton Paraná: Almirante Tamandaré

Trajetória de mecânico na filial resume o cuidado da Blokton em investir na capacitação de seu time

Ao fazer a entrevista de emprego na Blokton Almirante Tamandaré em 2021, Wilson de França Bonfim, um jovem motorista de caminhão de Itaperuçu, pouco sabia sobre mecânica de motos. E, a vaga era justamente para auxiliar de oficina. Mesmo assim, ganhou uma oportunidade. Passados quase três anos e alguns treinamentos de capacitação, hoje ele é o mecânico responsável por cuidar das motocicletas da região.

A trajetória de Wilson, que tem apenas 23 anos, ilustra alguns dos valores fundamentais da BLK: investir na qualificação de seus colaboradores. E foi a história escolhida como pano de fundo na homenagem à filial Almirante Tamandaré, na Série Blokton Paraná.

O especial faz um resumo de cada unidade da maior rede de concessionárias de motos do Sul do país. O blog também já mostrou as lojas de Londrina (Higienópolis e Tiradentes), Paranavaí, Cascavel e Ibiporã, além da regional de Maringá.

A BLK Almirante Tamandaré fica localizada na região central da cidade.
Foto: Divulgação/ Blokton

Treinamentos teóricos e práticos

A unidade de Almirante Tamandaré atualmente emprega sete funcionários. Inicialmente contratado como auxiliar, Wilson progrediu para o cargo de assistente de mecânico antes de finalmente assumir a posição principal na oficina. Sua ascensão se deve, em grande parte, aos contínuos programas de treinamento oferecidos pela Blokton.

São ensinamentos teóricos via online, que, posteriormente, acabam aplicados na prática por meio da Unidade Móvel de Treinamento Honda. Esse projeto itinerante percorre o país, proporcionando capacitação aos profissionais das concessionárias da marca.

“Fiz o treinamento em Maringá, juntamente com outros mecânicos da rede. A Blokton deu a oportunidade; pagou todas as despesas, do transporte e hotel até a alimentação”, conta.

O diretor-geral do Grupo Blokton, Marcello Macedo, explica que a empresa dá oportunidades para jovens que estão ingressando ao mercado de trabalho e tem como objetivo evoluir na companhia.

“A BLK sempre que abre uma vaga, a primeira oportunidade é o aproveitamento dos funcionários que estão se destacando. Temos a preferência de valorização do nosso colaborador”, ressalta.

Frota na cidade é voltada ao trabalho


Wilson Bonfim é o mecânico responsável pela oficina da BLK Almirante Tamandaré.
Foto: Divulgação/ Blokton

Muitas das motocicletas que circulam por Almirante Tamandaré já passaram pelas mãos de Wilson Bonfim. A filial contribui com a frota de duas rodas da cidade, vendendo cerca de 30 unidades por mês, em média, entre exemplares zero-quilômetro e usados.

Boa parte dessas negociações se inicia pelas plataformas digitais, demonstrando a sintonia da unidade, assim como de toda a rede, com as novas tendências do mercado.

Segundo a gerente Leise Braga, que também supervisiona a loja Blokton Marechal, em Curitiba, aproximadamente 30% das vendas têm início com o cliente entrando em contato pelo WhatsApp, Facebook e Instagram.

"Nossos consultores já estão plenamente adaptados ao processo de vendas digitais", ressalta a gestora.

Preferência por motos de baixa cilindrada

As motos vendidas pela BLK acabam sendo utilizadas, na maioria, como meio de transporte.
Foto: Divulgação/ Blokton

Inaugurada em 2008, a filial sempre esteve localizada na Rua João Antônio Zem, número 540, no Centro de Almirante Tamandaré. A loja atende consumidores interessados, na sua maioria, por motocicletas de baixa cilindrada, informa Leise Braga.

Sobretudo da linha CG, cuja finalidade é servir de meio de transporte entre suas residências e seus locais de trabalho, ou até mesmo como uma fonte de renda adicional.

Wilson, por exemplo, pilota uma CG Fan 160 para se deslocar diariamente de sua casa em Itaperuçu até a loja de Almirante Tamandaré, percorrendo uma distância de pouco mais de 30 km no total, ida e volta.

Aliás, morar em uma localidade vizinha não é uma prática muito comum para os habitantes de Almirante Tamandaré. Pelo contrário, esse município da Grande Curitiba, com uma população de 120 mil habitantes, é conhecido por ser predominantemente uma cidade dormitório.

Loja de Almirante evita ida para Curitiba

Por isso a praça é considerada estratégica pela Blokton. Na opinião de Marcello Macedo, fica muito difícil para o consumidor que reside e trabalha na cidade ir até Curitiba (distante 18 km) para comprar uma motocicleta ou mesmo levá-la para uma manutenção.

“A nossa loja facilita isso. Conseguimos fazer a manutenção de todo parque de motocicletas da região, sem a necessidade de ir a Curitiba e ficar aguardando a manutenção”, observa.

De acordo com Marcello Macedo, os clientes que trabalham em Almirante e região deixam suas motocicletas logo cedo na BLK para a revisão, seguem para trabalho e no fim do expediente retornam à loja para retirá-la, principalmente porque a concessionária fica de fácil localização, no centro da cidade.

“Além de Almirante, atendemos consumidores de Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Cerro Azul. São clientes com perfil autônomo e pessoas jovens na faixa de 20 anos”, complementa.

Curtiu a homenagem da Blokton à loja de Almirante Tamandaré? Confira também outros conteúdos que podem ser interessantes!