Maior rede de concessionárias do sul do país é uma das pioneiras no segmento automotivo brasileiro a investir nos funcionários como embaixadores da marca no mundo digital

Cinco anos atrás, a Honda Blokton inovou no setor automotivo ao promover o uso das redes sociais pelos seus colaboradores como um canal de interação e vendas com os clientes. Agora, a maior rede de concessionárias de motos do sul do país avança ainda mais em sua jornada de digitalização, lançando o projeto #soublk. 

A marca se estabelece como uma das pioneiras no Brasil, dando início a um abrangente programa de capacitação em marketing digital para todo o time de funcionários, incluindo gestores. Com isso, um novo profissional emerge dentro das lojas em todo o Paraná: o influencer de vendas, que aos poucos vai ocupando o lugar do então consultor de vendas.

A iniciativa está alinhada com a crescente transformação no cenário do consumo digital. Um levantamento do Instituto Qualibest de Pesquisa de Mercado revela que os influenciadores digitais já respondem por 76% da decisão de compra dos consumidores brasileiros.

Primeiro dia de imersão foi realizado numa sala da loja Marechal, em Curitiba.
Foto: Renyere Trovão

O programa #soublk é uma das muitas iniciativas que vêm sendo colocadas em prática dentro do processo de digitalização da empresa. 

“Essa transformação digital da Blokton já vem desde 2018, dentro de uma evolução no trabalho de planejamento estratégico. Isso nos fez enxergar vários caminhos, que estamos perseguindo ao mesmo tempo”, observa Marcello Macedo, diretor-geral da Blokton.

Segundo ele, o projeto faz parte de uma preparação da empresa para uma nova era. “Não dá para se acomodar, pois a concorrência também começou a acordar em relação a isso. Se a gente perceber que dá para fazer uma coisa melhor, nós vamos buscar fazer”, complementa.

Showroom virtual via Whats e Instagram

O papel do influenciador corporativo na BLK se intensificou com a pandemia. Plataformas como Instagram e WhatsApp se tornaram showrooms virtuais, onde os vendedores apresentam produtos e fecham negócios de maneira mais pessoal e eficaz. 

E os resultados têm se sido positivos, com o cliente cada vez mais propenso a efetuar a compra após ser impactado pelo novo modelo de abordagem.

“Hoje o meio digital já representa de 60% a 70% do atendimento em nossas lojas. Sendo que 52% das vendas ocorrem de maneira digital. No acumulado de 2023, já são 38% de aumento neste tipo de negociação em relação ao ano passado”, destaca Rudney Doscher, diretor de Operações da Blokton.

Rudney Doscher, diretor de Operações, durante a palestra “Vendedor Online”, no hotel Nacional Inn, em Curitiba.
Foto: Antonio Grigonis

O executivo acredita que esse crescimento será contínuo, já que o consumidor utiliza cada vez mais os canais digitais para adquirir um bem ou um serviço. “Pelo menos numa mídia digital ou social, ou mesmo numa plataforma de internet, a pessoa vai passar antes de ir até o seu showroom, seja ele físico ou virtual.”

Linguagem única nas redes sociais

A primeira fase do #soublk teve início com a imersão de 18 colaboradores em dois dias de palestras sobre marketing digital. O evento contou com representantes de diferentes filiais do Paraná e ocorreu nos dias 10 e 11 de agosto, em Curitiba.

A partir da apresentação de especialistas na área, os participantes puderam aprimorar e desenvolver habilidades no uso estratégico das redes sociais como canal de atendimento, fechamento de negócios e de evolução no ambiente digital. 

Pelo Instagram, por exemplo, os colaboradores da Blokton conseguem mostrar as motos em detalhe, por meio de fotos e vídeos criativos. Enquanto isso, o Whats se tornou uma ferramenta valiosa para comunicações diretas, permitindo que se atendam dúvidas, forneçam informações detalhadas e até mesmo finalizem transações.

“Os participantes receberam dicas, orientações práticas, estratégias eficazes de vendas online e uma linguagem única na forma de apresentar o conteúdo e a imagem da marca”, salienta Marcello Macedo.

Marcello Macedo conversou com os colaboradores na abertura do treinamento.
Foto: Renyere Trovão

O #soublk é dividido em três etapas. A primeira conta com colaboradores que já possuem um trabalho mais forte nas mídias sociais, o que facilita o processo de adaptação ao novo projeto. O processo segue até dezembro de 2023, com acompanhamento e entrega de relatórios.

Depois haverá uma segunda turma, com inscrições abertas e treinamento a partir de fevereiro de 2024. Será feita uma solidificação dos ensinamentos já repassados pelo primeiro grupo, com acompanhamentos e entrega de relatórios até junho. E, por fim, o treinamento do último time, com inscrições e treinamento em agosto do próximo ano e acompanhamento e relatórios até dezembro. 

Todos os participantes receberão ainda o treinamento para utilizar uma plataforma de monitoramento e análise de resultados, que foi implantado na rede BLK (leia mais abaixo).

“A Honda Blokton está capacitando seus vendedores com o #soublk, preparando-os para o sucesso no mundo digital. Com metas ousadas para o segundo semestre de 2023 e 2024, a empresa visa elevar a expertise nas vendas online e expandir sua presença digital”, explica o diretor.

Vídeos mais humanizados para clientes digitais

A iniciativa da Blokton em transformar os seus consultores em influencers traz um diferencial de mercado e faz a empresa sair na frente, na visão de Rodrigo Sampaio, sócio da agência Hands, de marketing digital e audiovisual, e palestrante no primeiro dia.

“A maioria das companhias prezam em ter uma equipe da área do marketing fazendo esse alcance por meio do tráfego pago. A Blokton entendeu que cada um dos seus colaboradores pode somar na ponta, atingindo um público cada vez mais amplo”, destaca.

O especialista Rodrigo Sampaio, da Hands, fez a palestra “Em frente às câmeras”. Foto: Renyere Trovão

Na visão do especialista, com as sugestões e os ensinamentos dados no treinamento, os consultores vão criar vídeos de motocicletas que motivam, inspiram e sejam humanizados.

O palestrante do segundo dia, João Carlos Silva, ex-vendedor Honda e hoje sócio da Alcance Treinamento de Vendas, afirma que os clientes estão ficando cada vez mais jovens, portanto, o profissional precisa se atualizar para falar a mesma língua do consumidor atual.

“A migração do vendedor tradicional para o vendedor online é para atender essa nova demanda do mercado. O cliente está mais digital. Ele usa mais aplicativos e smartphones e isso se aplica também para a venda de motos”, observa.

O consultor João Carlos deu dicas  e orientações sobre vendas online.
Foto: Renyere Trovão

O consultor afirma ainda que a tendência é o fluxo de pessoas nas lojas físicas diminuir cada vez mais, na proporção em que aumenta o fluxo pela internet. E o consumo vem acompanhando essa mudança. 

“A lição que ficou para os clientes durante a pandemia é que eles podem resolver tudo pela internet. Então, esse legado se manteve, de resolver todas as coisas de maneira remota e virtual.”

Treinamento #soublk foi um sucesso

A gestão da empresa comemorou os dois dias de imersão da primeira turma do #soublk. No treinamento “Em frente às câmeras”, os participantes foram estimulados a se expor melhor. 

“Após o encontro, as publicações dos vendedores que estiveram no treinamento aumentaram em média 60%, incluindo um maior engajamento dos consultores que antes eram menos ativos nas postagens”, constata Adriana Mary Amorim de Paula, supervisora de marketing da BLK. 

Já a palestra “Vendedor Online” ofereceu técnicas de atendimento, abordagem e conquista de clientes via publicações. “Os treinamentos foram complementares: um estimulou conteúdo, o outro auxiliou atendimento e fechamento de vendas”, resumiu.

Adriana Amorim, supervisora de Marketing da BLK, diz que as publicações dos vendedores aumentaram 60% após o treinamento.
Foto: Renyere Trovão 

Fernando Henrique de Barros, influencer de vendas em Cascavel, destaca a experiência enriquecedora do evento e a aplicação prática pós-treinamento. 

“Algumas dicas eu não conhecia ou não aplicava no trabalho diário. Saímos de lá um consultor melhor. Debatemos ideias e recebemos muitas informações que ajudarão a melhorar ainda mais as nossas técnicas. Poderemos, por exemplo, aproveitar com maior propriedade o tráfego pago para ampliar o alcance e atingir com eficácia o público-alvo”, comenta.

Em 2020, Fernando aceitou o desafio da empresa em criar um "perfil comercial" no TikTok. Hoje ele é sucesso nas redes sociais, com mais de 230 mil seguidores e vídeos sobre motos que ultrapassam 1 milhão de visualizações.

Fernando Henrique, de Cascavel, já coloca em prática as técnicas desenvolvidas na imersão do projeto #soublk.
Foto: Fernando Henrique

“Quando você começa a ganhar muitos seguidores, os consumidores passam a comprar melhor a sua ideia e vão se engajando e comentando. O investimento da Blokton no marketing digital feito pelos funcionários é uma via de mão dupla. Eu vou ganhar em negócios, vou ajudar a marca a vender, e a empresa vai ganhar maior visibilidade”, avalia.

Nathália Oliveira, da filial Londrina, foi uma das primeiras a criar vídeos promocionais na rede Blokton. O que a motivou a abrir um perfil pessoal sobre dicas de morar em apartamento, que já lhe rendeu quase 100 mil seguidores.

Mesmo com a experiência fora da empresa, ela revela que o treinamento a fez sair um pouco da caixa e perceber várias formas de produzir conteúdo de maneira rápida.

Nathalia Oliveira, de Londrina, foi uma das primeiras consultoras a criar vídeos para a Blokton nas redes sociais.
Foto: Nathalia Oliveira

“Os palestrantes deram muitas dicas bem legais. O que abriu a minha cabeça foi a questão da constância na publicação. Eu posso utilizar as ferramentas de formas diferentes. Como eu preciso vender, é necessário que eu apareça mais”, comenta.

Daiani Lemes é consultora de vendas da Blokton Pinheirinho, em Curitiba. Ela conta que sempre fazia postagens básicas, com artes e conteúdos prontos, preparados pelo Marketing da empresa. 

“Com o treinamento do #soublk poderei desenvolver uma produção própria, criar os meus próprios posts e vídeos. Eu não tenho tanta desenvoltura na frente da câmera, mas o treinamento me deu mais confiança, mais entendimento sobre postura, como falar e o que é importante transmitir para o cliente”, analisa.

Daiani Lemes, da Blokton Pinheirinho, vai começar a produzir vídeos próprios com a aprendizagem no treinamento.
Foto: Daiani Lemes

A colaboradora admite que sentia a necessidade de mexer mais com as redes sociais. “Esse incentivo vai me ajudar muito a me soltar neste universo”, complementa.

Já para Antonio Grigonis, gerente da regional Londrina, iniciativas como essas são fundamentais para que Blokton possa a cada dia estar mais presente no mercado e, consequentemente, aumentar a participação em vendas e projetar maior visibilidade.

“Tivemos a oportunidade de tirar dúvidas, aprimorar conhecimentos e ter acesso a novas informações, surgiram também novas ideias para que possamos colocar em prática”, relata.

Antonio Grigonis, gerente regional Londrina, projeta mais vendas e visibilidade da marca com o projeto #soublk.
Foto: Antonio Grigonis

Blokton investe em ferramentas de monitoramento

Entre os investimentos feitos pela Blokton para fortalecer sua presença online está a contratação de ferramentas capazes de monitorar o desempenho de cada postagem feita por seus funcionários. Com elas, será possível dar o feedback sobre as estratégias e os conteúdos que melhor estão performando.

De acordo com Marcello Macedo, apesar de as redes sociais individuais dos vendedores convergirem em bons resultados nos negócios, era um universo com números praticamente desconhecidos pela empresa. Não se conseguia saber quantas postagens os colaboradores publicaram no “perfil comercial”, nem o volume de alcance, engajamento e leads gerados. 

O departamento de Marketing da BLK, então, sugeriu a aquisição de programas capazes de realizar a análise de cada conteúdo postado. Eles atuam como a base do projeto #soublk e se tornam necessários para alcançar melhores resultados.

Marcello Macedo e Adriana Amorin dão boas-vindas aos colaboradores no primeiro dia de treinamento.
Foto: Renyere Trovão

Adriana Amorim explica que o objetivo é dar suporte e apoiar os vendedores a divulgar por meio das suas contas todas as peças oficiais da Blokton. E, principalmente, capacitá-los a atuar com profissionalismo no universo digital, aumentando a presença e o conteúdo produzido pela rede.

Para tanto, todos os perfis serão revisados junto com as equipes da nova ferramenta e Marketing Blokton. Depois, será feito o acompanhamento de criações de campanhas, impulsionamentos e atendimento dos leads que chegam via redes sociais.

“Todo esse processo facilitará para o vendedor, que, atualmente, encontra dificuldade em fazer gestão das redes sociais. Ele terá agilidade e tempo para focar nos clientes e, consequentemente, concluir mais vendas”, frisa.  

A supervisora conclui ainda que a plataforma vai entregar uma série de vantagens para o aprimoramento das estratégias de marketing, especialmente em relação ao alcance, engajamento e presença de marca.