Blokton ajuda a deixar trânsito mais seguro com inúmeras ações durante Maio Amarelo


Maior concessionária Honda do estado realizou blitz educativa, inspeção gratuita em motos e engajou as suas redes sociais nesta nobre causa

A Blokton fechou mais um Maio Amarelo exibindo com orgulho a fitinha amarela, consciente de que fez a sua parte para deixar o trânsito mais seguro. Apoiadora do movimento que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos nas ruas e estradas, a maior concessionária Honda do Paraná realizou diversas ações em suas 20 lojas no estado durante o mês de maio. 

O ponto alto foram as blitzes educativas realizadas em praças importantes, como Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Paranavaí. A Blokton procurou impactar as pessoas com informação de qualidade para aumentar a consciência da responsabilidade de cada um no trânsito. 

“Buscamos disseminar boas práticas no trânsito, a pilotagem segura e os cuidados necessários com a manutenção das motocicletas”, explica Fernanda Dantas Presibella, gerente de Marketing da Blokton. 


Blitz educativa e inspeção gratuita em frente à Blokton Maringá teve bastante adesão de motociclistas da cidade.


Parcerias com órgãos de trânsito


Para ajudar neste trabalho de conscientização e esclarecimento, a rede de concessionária teve a parceria de órgãos de segurança e de trânsito.

“Os principais motivos de acidentes envolvendo motociclistas estão relacionados à direção perigosa, ao excesso de velocidade, ao uso de bebida alcoólica na condução da moto e ao desrespeito às leias e à sinalização, além da desatenção do piloto na condução do veículo”, relata Fernanda Andrade Santos, 2ª tenente do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), que participou das ações com a Blokton.

A oficial lembra que, diferentemente de um carro, onde o usuário tem a proteção de equipamentos robustos, como cinto de segurança e airbags, na motocicleta só há o capacete como item obrigatório. “O parachoque acaba sendo o próprio motociclista”, observa a tenente.


A tenente do BPTran Fernanda Andrade com colaboradores da Blokton durante as gravações dos vídeos veiculados nas redes sociais da rede de concessionária.

A circulação de motos nos corredores entre veículos também é um risco muito grande e contribui para elevar o número de acidentes. “O corredor não é espaço para o deslocamento de motocicletas. É preciso ter uma distância segura para os demais veículos”, explica.

As ações da Blokton tiveram o apoio também da fundadora do Instituto Paz no Trânsito e deputada federal, Christiane Yared. Ela visitou a loja matriz, em Curitiba, e conversou com os colaborados sobre a importância desse trabalho de orientação feito pela rede de concessionária.

A segurança no trânsito é a bandeira de Christiane, principalmente após a morte do filho Gilmar em 2009 num acidente de carro. O instituto, criado por ela, é voltado para ações educativas, de conscientização e de apoio a pessoas que perderam familiares no trânsito.


A fundadora do Instituto Paz no Trânsito e deputada federal, Christiane Yared, conversa com funcionários da Blokton na loja matriz, em Curitiba.


Inspeção gratuita de 21 itens


A Blokton também aproveitou as blitzes educativas em frente às lojas para oferecer inspeção gratuita de 21 itens de segurança em motos. Na lista eram checados diversos do veículo, como o estado de conservação dos pneus, a necessidade de ajuste da corrente e até a lubrificação da mesma.

As motos eram vistoriadas por profissionais em mecânica da Blokton, treinados pela própria fábrica da Honda. Ao todo, foram mais de 60 motocicletas revisadas e quase 100 ordens de serviços gerados nas cinco cidades envolvidas nas ações da rede.


A inspeção gratuita feita por profissionais da Blokton, treinados pela Honda, avaliou 21 itens de segurança de motos durante o Maio Amarelo.


Três pilares para a segurança


Na Blokton a preocupação com a segurança no trânsito dura o ano todo, não só no mês de maio. Neste sentido, a marca sempre busca trabalhar com foco em três pilares: 

1. O piloto, que necessita de orientações sobre o uso correto de acessórios e itens de segurança.

2. A manutenção da motocicleta, que deve estar em dia tanto para itens de segurança quanto da mecânica em geral, para evitar panes e situações inesperadas que possam provocar acidentes nas ruas.

3. A segurança na pilotagem, que deve respeitar as leis de trânsito e seguir orientações e práticas defensivas.


Lojas decoradas e panfletagem


A Blokton buscou ainda orientar visitantes e clientes que circularam pelas lojas no mês passado, decorando os ambientes com banners e faixas alusivas à nobre causa, que surgiu no Brasil e hoje está disseminada em 30 países. 

Os colaboradores usaram fitinhas amarelas no crachá e na camisa e houve entrega de panfletos que traziam dicas de segurança no trânsito, além de adesivos com dizeres como “Respeite a sinalização”, “Redobre a atenção na chuva”, “Se beber, não pilote” e “Não abuse da velocidade”.


Cliente recebe panfleto na loja com orientações sobre segurança e cuidados no trânsito.

Em algumas cidades colaboradores e clientes da Blokton também organizaram motociatas, com bexigas amarelas presas ao guidão e muito buzinaço.


Redes Sociais engajadas


Quem navegou pelas redes sociais da Blokton acabou impactado com uma série de peças que abordavam temas de conscientização para um trânsito mais seguro.

Os posts convidavam o usuário a praticar o cuidado no trânsito, sob os lemas “Juntos salvamos vidas” e “Siga o sentido da vida e dê sinal verde para o cuidado!”.

“Sempre destacando que as manutenções periódicas, a direção defensiva, o cumprimento das leis de trânsito e a atenção redobrado ao trajeto são atitudes responsáveis e que preservam a integridade física do motociclista e das pessoas em volta”, resume, Fernanda Presibella, gerente de Marketing da Blokton.